Pedofilia
A pericimentite apical aguda é uma inflamação aguda dos tecidos situados ao redor do ápice radicular de um dente.
Etiologia:
Traumática
Irritantes químicos
Microrganismos.
Traumáticos:
Os factores traumáticos são comuns, principalmente em quedas, pancadas e acidentes com bicicletas, automóveis e em piscinas. Os acidentes são mais comuns do que se imagina. Manobras operatórias iatrogênicas:
Restaurações com excesso na oclusal, dificultando os movimentos mastigatórios, principalmente os de lateralidade
Separação abrupta dos dentes.
Uso de alavancas durante a extração de um dente, pois o cirurgião descuidado pode usar o dente vizinho como apoio. Sobreinstrumentação e sobreobturação de canais radiculares.
Químicos:
A) Uso de substâncias químicas irritantes por si só ou por ação de seus vapores, quando ultrapassa o forame apical.
B) Produtos tóxicos da degradação protéica. Esses produtos podem ser leva-dos ao ápice por meio de instrumentos usados de modo incorreto no canal radicu-lar necrosado.
Microbianas: As bactérias e suas toxinas atravessam o ápice e atinge o espaço periodontal. Nos casos de pericementite ocasionada por traumas, tanto a polpa dental como o tecido periodontal pode estar estéreis e, assim, a remoção do trauma pode levar à cura.
A ação de irritantes químicos também pode apresentar tecido periodontal estéril. O irritante deve ser removido, quando possível, por meio da remoção do curativo colocado e irrigação do canal radicular com uma soluão que não irrite o periodonto apical, por exemplo, a água destilada ou soro fisiológico.
Observar atentamente o comprmento de trabalho, durante a instrumentação do canal radicular, porque a sobreinstrumentação pode ocasioanar pericimentite traumática e provocar desconforto ao paciente. Quadro clínico:
Dor contínua.
Quase sempre pulsatil
Mobilidade