Conceito de felicidade
O CONCEITO DE FELICIDADE Epicurismo e Estoicismo
ARUJÁ 2011
E.E.Esli Garcia Diniz
SILAS GUSTAVO ALVARES MARTINS
O Objetivo deste trabalho é dizer sobre
O conceito de Felicidade,
Estoicismo e Epicurismo
Orientador(a) Prof. Rodrigo
ARUJÁ 2011
Conteúdo
O Conceito de Felicidade 4 Estoicismo 4 Epicurismo 5
O Conceito de Felicidade
A Felicidade é um estado físico psíquico em que a pessoa se encontra em um estado de bom humor, satisfação, sem presença de mal humor, tristeza, conseguindo viver em plena harmonia com os indivíduos a sua volta.
O Conceito de Felicidade é discutido por filósofos, religiosos, que buscam verdadeiramente saber a essência e origem da felicidade, e como buscá-la plenamente. Os gregos de antigamente diziam que a felicidade estava ligada a um ser divino, um ‘’bom gênio ‘’ que a dava aos seres humanos.
Para os filósofos as emoções associadas a felicidade estão ligadas ao prazer, Aristóteles achava que a felicidade poderia ser atingida pela pratica do bem. O Cristianismo, após a morte de seu fundador Jesus Cristo, teve varias ramificações, a igreja católica produziu muitos filósofos famosos como tomas de Aquino que afirmava que a felicidade vinha da visão beatifica , a essência de Deus, a verdadeira felicidade está em Cristo Jesus a essência de todas as coisas.
Estoicismo
É Uma doutrina fundada por Zenão de Cítio, está teoria afirma que o universo é corpóreo e é governado por um Logos divino, que tudo vive em torno dele, com a autorização dele, e quem sem ele nada do que se fez foi feito, e graças a ele tudo é vive em harmonia ( Kosmus ). Na Teologia Cristã, na Bíblia sagrada Logos pode se referir a Jesus o VERBO, que desceu se fez presente entre nós, como diz em João a bíblia relata sobre o verbo, que sem ele nada do que foi feito se fez. Para Heráclito, a palavra Logos passou a ter um significado a mais que isso, a ‘’ Razão ‘’, tanto como a parte de