pedagogicamente
R- sim, é do nosso cotidiano avaliar dessa forma,sabemos que existem varias formas de avaliação mas devido as exigências burocráticas do sistema nos avaliamos nossos educandos dessa forma.
2. Em termos gerais a avaliação de aprendizagem do aluno esta diretamente ligada à avaliação do próprio trabalho docente.ao avaliar o que o aluno conseguiu aprender o professor está aliando o que ele próprio conseguiu ensinar.essa avaliação dos avanços e dificuldades dos alunos tem fornecido indicações e estão sendo reconhecidas pelos professores de como se deve caminhar e reorientar a sua pratica pedagógica,visando aperfeiçoá-la?
R- sim,todo professor sabe o que fazer,se o professor usar todas as funções do processo avaliativo ele será um bom educador.
3. É possível alterar o paradigma da avaliação diante das exigências burocráticas do sistema.?
R não,pois nosso sistema hoje ele não avalia ele examina,segundo Cipriano luckesi examinar é classificatório e excludente e por isso exclui.
4. Em que medida é possível formar alunos competentes sem uma prática avaliativa exigente e classificatória?
R: mudando o processo político pedagógico escolar,ex: mudando as formas de avaliação,atividades variadas,currículo classificatório e etc.
5. Como é possível alterar a pratica da avaliação considerando a existência de turmas numerosas e reduzido tempo do professor?
R: mudando um pouco a forma de ensinar ,tentando fazer aulas dinâmicas onde todo o conteúdo possa ser dado no tempo que o professor tem pra dar sua aula.Uma boa forma de mudar isso é tentando alterar o processo político pedagógico da escola.
6. Em que aspectos os