O menino maluquinho
O menino Maluquinho, trata-se de uma obra literária infantil escrita por Ziraldo, sua primeira publicação foi em 1980 e até os dias de hoje faz sucesso. Assim, a partir dessa obra, desenvolvemos nosso trabalho, mostrando as aventuras e a maneira a qual o personagem vivência cada uma destas aventuras, desde modo, mostrando a criança dentro do seu próprio universo. Nos dias de hoje as crianças não usufruem de sua imaginação nas brincadeiras, é fornecido muito fácil á elas, as crianças não necessitam pensar e sim somente consumir, as crianças hoje não tem mais infância. Por isso a escolha da obra de Ziraldo, pois o Menino Maluquinho nos mostra o inverso de tudo o que hoje está acontecendo, onde o mesmo leva uma vida que qualquer criança deveria levar, além das brincadeiras ele tem suas responsabilidades. Além disso estaremos mostrando a importância da Literatura infantil na Educação das crianças e qual sua relação Pedagogicamente.
Biografia Detalhada
Ziraldo Alves Pinto nasceu em 24 de outubro de 1932, em Caratinga, Minas Gerais. È o mais velho de uma família de sete irmãos. Seu nome vem da combinação de sua mãe Zizinha, com seu pai Geraldo. Passou a infância em Caratinga, onde cursou o Grupo Escolar Princesa Isabel. Em 1949 foi com o avô para o Rio de Janeiro, onde cursou dois anos no MABE (Moderna Associação de Ensino). Em 1950 voltou para Caratinga para fazer o Tiro de Guerra. Terminou o Científico no Colégio Nossa Senhora das Graças. Em 1957, formou-se em Direito na Faculdade de Direito de Minas Gerais, em Belo Horizonte. No ano seguinte casou-se com Vilma Gontijo, após sete anos de namoro. Ziraldo tem três filhos - Daniela, Fabrízia e Antônio e seis netos.
Desenha desde que se entende por gente. Quando criança, desenhava em todos os lugares na calçada, nas paredes, na sala de aula. Outra de suas paixões desde a infância é a leitura. Lia tudo que lhe caía nas mãos. A