O menino maluquinho
O Menino Maluquinho
O trabalho com personagens conhecidos na literatura torna a aula mais atrativa, dinâmica e próxima da realidade dos alunos, conhecer a biografia e criação destes personagens estimula a criatividade, valoriza a língua como veículo de comunicação e expressão das pessoas e dos povos, abrangendo o desenvolvimento da linguagem, da leitura e da escrita.
Este projeto nasceu da necessidade de transformar a escola num espaço de leitores e com leitores envolvendo todos na busca de estratégias que tornem a leitura um ato prazeroso. Aprender a ler de forma competente é muito mais que decifrar mensagens; trata-se de procurar um sentido e questionar algo escrito a partir de uma realidade. Para isso, são colocadas em prática estratégias de leitura que auxiliam os alunos a interpretar e compreender os textos lidos de forma autônoma. Para se construir tais competências, a escola deve unir-se em função da LEITURA para aquisição da escrita. A escola deve ser esta ponte entre leitura e leitor, pois não se ensina uma criança a ler: é ela que se ensina a ler partindo da ajuda de todos. Cada aluno possui seus próprios processos, suas etapas, seus obstáculos. Nessa perspectiva cabe ao professor fazer com que a vida da aula proporcione à criança situações de leituras constantemente.
OBJETIVO GERAL O projeto tem por objetivo desenvolver atividades de incentivo à leitura envolvendo os professores do 3º ao 5° ano das escolas municipais de Acaraú através de oficinas, apresentando de forma criativa, dinâmica e prazerosa o mundo literário. Dessa maneira, esperamos desenvolver habilidades de leitura e escrita e ampliar o conhecimento por meio da literatura.Despertar, incentivar e promover a leitura no âmbito escolar é dever de todos e é função da escola fazer desta prática uma constante.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Promover oficinas de