A Educação Básica Brasileira
O tema educação básica vem sendo discutido durante muito tempo no Brasil, e muitas são as dificuldades encontradas pela população e governantes, pois proporcionar uma educação de qualidade não é uma tarefa fácil.
Políticas governamentais vêm sendo realizadas para tentar mudar esta realidade, como o FUNDEF (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental, e de Valorização do Magistério) e o FUNDEB (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação).
Neste sentido, é de grande importância que a população em geral tome conhecimento destes projetos, pois juntamente com os profissionais da educação e os estudantes, beneficiarão a toda comunidade.
Desenvolvimento:
A educação básica tem por finalidades desenvolver o estudante, assegurar-lhe a formação comum indispensável para o exercício da cidadania e fornecer-lhe meios para progredir no trabalho e em estudos posteriores. Porém a educação básica pública brasileira é defasada.
O direito à educação básica foi consagrado no texto constitucional brasileiro como direito social fundamental, de direito público subjetivo, obrigatório e gratuito. No entanto, o que se tem visto é uma carência de educação escolar, e consequentemente uma exclusão social que submete o país a um sistema de impossibilidade de desenvolvimento adequado. (DELEVATTI, Alex Faturi 2012, p. 9).
Assim, as barreiras sociais educacionais aumentam cada vez mais, diferenciando a sociedade educacional brasileira entre privada e pública, sendo a segunda muito discriminada e alvo de muitas críticas.
A Não valorização dos professores e outros profissionais da educação, a falta de infraestrutura adequada, falta de tecnologia e materiais didáticos de boa qualidade nas instituições de ensino, são algumas causas desta enorme diferença.
Porém, a escola pública luta com todas as forças para tentar mudar esta realidade, através de politicas públicas como o FUNDEF (Fundo de