as concepções de Vygotsky
Acho importante para promover a construção do conhecimento, entendidas por Vygotsky, enquanto condições produtoras de determinadas (condições) digo, construções cognitivas.
2. Você já usou ou usa as concepções de Vygotsky em suas aulas? Como?
Sim, através de trabalhos em grupos, pesquisas de campo, tudo isso para que haja interação entre os pares e aprendizagem significativa (AUZBEL, 1989) com relação ao aprendizado e a estruturação do conhecimento.
3. Você considera a concepção de Vygotsky pedagogicamente atuais? Por quê?
Sim, a concepção de Vygotsky adota uma visão de que o homem é essencialmente social. Isso ocorre na relação com o próximo numa atividade comum através da linguagem. Essa possibilidade do ser humano constituir enquanto sujeito e de se apropriar das conquistas através da linguagem, torna-o único e capaz de interagir através da comunicação. Por isso considero a sua concepção atual e pedagogicamente reflexiva, sem diálogo não há ensino e aprendizagem.
4. Considerando os dois tipos de desenvolvimento segundo Vygotsky em real e potencial, quais as diferenças existentes?
O real é aquele que já foi consolidado pelo indivíduo, de forma a torná-lo capaz de resolver situações utilizando seu conhecimento de forma autônoma e o potencial é determinado pelas habilidades que o indivíduo já construiu, porém encontra-se em processo, enquanto que o ZDP trata-se precisamente do campo intermediário do processo.
5. Vygotsky diz que o homem modifica o ambiente, como explicar essa teoria se o mesmo não a generaliza.
É verdade. Os estudos de Vygotsky sobre o aprendizado decorrem da compreensão do homem como um ser que se forma em contato com a sociedade, através da relação dialética entre o sujeito e a sociedade ao seu redor, o homem modifica o ambiente e o ambiente modifica o homem. Essa relação não é passível de muita generalização. O que interessa para a teoria de