VYGOTSKY
Filogênese, que é a historia da espécie animal, que elucida limites e possibilidades de funções psicológicas, possuem cérebro altamente flexível, que se molda a muitas circunstâncias distintas.
Ontogênese, bastante ligada à primeira, pois ambas falam da natureza biológica, cada indivíduo ou espécie possuem um traçado para o desenvolvimento, o qual nasce, se reproduz, morre cada um em seu ritmo estabelecido de desenvolvimento.
Sociogênese, que é a história cultural onde esse indivíduo vive, de acordo com seus acontecimentos culturais definem-se de certa maneira o funcionamento psicológico.
Microgênese, que trata por fim a relação que anterior ao tentarmos compreender questões maiores, nos atentas aos pequenos detalhes como, por exemplo, amarrar um cadarço, e que cada fato na história de cada ser que vai determinar a singularidade de cada momento da vida.
Uma ideia central nas concepções de Vygotsky é a ideia de mediação: enquanto o sujeito do conhecimento o homem não tem acesso direto aos objetos, mas acesso mediado. O conhecimento não está sendo visto como