Pedagogica inclusiva
Todo processo de transformação dessa natureza constitui uma mudança de paradigma, o que, geralmente provoca nas pessoas diversas reações, dentre as quais ansiedade, medo, rejeição, resistência, interesse, entusiasmo. Geralmente, constata-se que, inicialmente as pessoas começam a mudar o discurso na direção do politicamente esperado e considerado correto, mantendo, entretanto, padrão de comportamento semelhante ao já conhecido.
A escolarização de alunos com necessidades educacionais especiais em ambientes comuns do ensino regular é uma experiência inovadora. E hoje vivemos um novo tempo: o da inclusão escolar.
Este novo tempo traz consigo novos elementos teóricos e constitutivos da prática pedagógica. O princípio é o de possibilitar novas relações no interior das escolas, com o objetivo de criar comunidades mais acolhedoras e que percebam o valor da diversidade, tornando a criança mais autônoma perante o indivíduo adulto, através do bom relacionamento com outras pessoas, principalmente em um país multicultural como o Brasil.
DESENVOLVIMENTO
Propostas de ações que facilitam a interação entre o aluno portador de necessidades especiais educacionais e os demais colegas, enfocando aspectos de comunicação
A participação do aluno portador de deficiência nas atividades extracurriculares de forma integrada com seus colegas é muito importante, pois beneficia a percepção mais ampla da realidade social e favorece o desenvolvimento geral do aluno. Essas