Pedagogia Hospitalar
O presente trabalho tem como finalidade discutir a importância da pedagogia hospitalar com a brinquedoteca como as duas juntas transformam o sofrimento da criança e do adolescente alegria, como elas ajudam as crianças há não perderem sua imaginação, desde que foram implantadas no Brasil foi uma transformação tão importante para eles e também para os pais. Também apresentamos as brincadeiras por faixa etária mencionados por Piaget, e como nas brinquedotecas hospitalares se promovem situações de socializações.
1 PEDAGOGIA HOSPITALAR
1.1 Conceitos
A implantação da Classe hospitalar nos hospitais pretende integrar a criança doente no seu novo modo de vida tão rápido quanto possível dentro de um ambiente acolhedor e humanizado, mantendo contato com seu mundo exterior, privilegiando suas relações sociais e familiares.
A classe hospitalar constitui uma necessidade para o hospital, para as crianças, para a família, para a equipe de profissionais ligados a educação e a saúde.
Sua criação é uma questão social e deve ser vista com seriedade, responsabilidade e principalmente promover uma melhor Qualidade de Vida. A classe hospitalar se dirige às crianças, mas deve se estender às famílias, sobretudo àquelas que não acham pertinente falar sobre doenças com seus filhos, buscando recuperar a socialização da criança por um processo de inclusão, dando continuidade a sua aprendizagem. Esta inclusão social será o resultado do processo educativo e re-educativo.
Embora a escola seja um fator externo à patologia, a criança irá mantém um vínculo com seu mundo exterior através das atividades da classe hospitalar. Se a escola deve ser promotora da saúde, o hospital pode ser mantenedor da escolarização.
A Secretaria de Educação Especial define como classe hospitalar o atendimento pedagógico-educacional que ocorre em ambientes de tratamento de saúde, seja na circunstância de internação, com tradicionalmente