Pedagogia Hospitalar
A realização deste trabalho foi motivada por uma preocupação com crianças e adolescentes hospitalizados. Daí uma questão foi levantada: como os profissionais da educação podem contribuir para a melhoria da saúde do enfermo e no acompanhamento do seu processo escolar.
Desenvolvimento
A Pedagogia Hospitalar está aos poucos atingindo seu devido reconhecimento e conquistando seu espaço diante da sociedade. Isto é decorrente a algumas bibliografias e a legislação em vigor ou ainda em processo de aprovação. Estas enfatizam que, todo indivíduo pode requerer seus direitos como cidadão garantindo-lhes o acesso à saúde e também a educação básica, atendendo suas necessidades sempre que necessário em qualquer hora e lugar. Porém, ressaltamos que o reconhecimento só não é ainda maior, devido à pouca existência de referencias bibliográficas nesta área, bem como a deficiência de políticas públicas voltadas especificamente para esta área da educação.
A criação de classes escolares em hospitais é resultado do reconhecimento formal de que crianças hospitalizadas, independentemente do período de permanência na instituição ou de outro fator qualquer, têm necessidades educativas e direitos de