Pedagogia hospitalar
Este estudo teve como objetivo evidenciar, quantitativamente, a existência do Ambiente Hospitalar como um espaço de atenção profissional para o pedagogo que se situa em espaços não escolares. Visa, com isso, propiciar aos pedagogos a compreensão de sua capacidade profissional e estimular-lhes o desenvolvimento de competências em ambientes que vão além das unidades escolares formais. Visa ainda, colocar em evidência, as possibilidades de sua atuação e a empregabilidade de sua profissão. Através dos resultados obtidos, durante a pesquisa, foi verificado que o espaço que estes profissionais estão atuando nos hospitais está para além dos setores de recursos humanos: situa-se hoje nas enfermarias pediátricas. Todavia, os achados apontaram para uma expressiva simplificação no modo de designar as categorias de profissionais do campo educacional, que atuam em hospitais.
Primeiramente, estes não deveriam ser restringidos à denominação apenas pedagogos, uma vez que é grande a presença de professores licenciados também.
Por fim, encontrou-se ainda, por parte do Sistema Único de Saúde e da Classificação Brasileira de Ocupações, um certo equívoco no modo de enquadrar as especialidades dos pedagogos hospitalares, posto que a maioria destes profissionais que trabalham em hospitais está classificada com sendo especialistas em deficiências mental ou sensorial.
Palavras-Chave: Educação em Espaços Não-Escolares. Escolarização em Hospitais. Educação Profissional.
SUMARIO: 1. INTRODUÇÃO........................................................ * História da Pedagógia Hospitalar ........................... * O que é classe Hospitalar ....................................... * A Legitimidade da intervençâo Pedagógico Hospitalar .............................................................................
2.OBJETIVO DA PESQUISA ....................................... 3. METODOLOGIA DA PESQUISA ............................... 4. TIPO DE