Relatório de estágio
O estágio é uma atividade realizada pelo graduando proporcionando-lhe uma experiência em ambiente profissional. Sua realização é definida pela Lei nº 6.494/77 e regulamentada pelo Decreto nº 87.497/82. O Estágio Supervisionado é a parte prática do curso onde o estudante torna-se formador, agente de mudança e profissional para exercer o seu trabalho no campo pedagógico de forma comprometida e reflexiva.
“O Estágio tem como finalidade proporcionar o conhecimento da realidade escolar ao mesmo tempo em que o estudante tem acesso ao seu futuro campo de ação profissional”. (BIANCHI, 2011)
O presente estágio de docência no Ensino Fundamental tem como objetivo, observar como se desenvolve o ensino em sala de aula, de que maneira a professora conduz a aprendizagem, como se processa a apreensão do conhecimento pela criança. Objetiva ainda analisar como é a interação dos alunos com a professora, dos alunos entre si e com o ambiente no cotidiano escolar.
E este é o ponto de partida para o bom desenvolvimento do estagio, etapa eficaz e necessária, pois para que se possa desenvolver um trabalho criativo e inovador, são necessários que se obtenham alguns conhecimentos prévios como localização, equipamentos e matérias disponíveis, conhecer o ambiente físico, contactar-se com todos os profissionais no ambiente escolar.
Diante disso, o período em questão deve ser considerado essencial, onde é possível obter informações que dão subsídios para elaboração dos trabalhos a serem desenvolvidos na próxima etapa. Levando em conta que segundo Pedro Demo(1991), “a pesquisa é atividade básica da Ciência, enquanto que o conceito vem ser uma representação mental da realidade como foi apreendida, gerada a partir de características básicas observadas pelo sujeito.”
Portanto o referido estágio é de suma importância para instrumentalizar o estudante de Pedagogia e futuro profissional da educação, para que o mesmo se familiarize com a prática da sala de aula, conviva com os