Pedagogia hospitalar
PRÁTICA
DE ENSINO
Nome: Francisco Alves ferreira
RA: 25692235
7° Etapa
A pedagogia hospitalar atualmente vem realizando funções essenciais na vida do paciente internado, apesar de ser poucas instituições hospitalares que dispõe deste profissional atuando.
Após pesquisas sobre o tema relatarei as investigações obtidas deste profissional.
Anna Maria atua a 3 anos como pedagoga hospitalar no Hospital Municipal Infantil Menino Jesus, em São Paulo. Atuou anteriormente como bióloga no Hospital das Clínicas, também em São Paulo. Ela é formada em pedagogia e psicopedagogia, pois para atuar como pedagoga hospitalar são necessários cursos voltados para área da saúde e da psicologia.
A pedagogia escolar está voltada para elaboração, orientação e execução de planejamentos voltados para a área pedagógica, ou seja, o aprendizado planejado, onde o pedagogo se preocupa em organizar estratégias de intervenções priorizando o bem maior que é o aluno, bem como orientar familiares para obter o acompanhamento pedagógico, afetivo e social do aluno, pois a clientela é de vínculo permanente.
O pedagogo hospitalar prioriza a qualidade de vida do paciente enfermo possibilitando o acesso da criança ou adolescente dentro do espaço hospitalar a prática educacional não sendo esta área a prioridade, mesmo porque o vínculo estabelecido é temporário por se tratar de uma clientela flutuante.
Conforme as necessidades do paciente visando a idade e enfermidade, o que se exige de um pedagogo e que ele seja sensível as situações vivenciadas no momento respeitando os sentimentos e limitações do paciente.
Para que haja uma atuação efetiva e com resultados satisfatórios para o paciente é necessário que o profissional perceba a globalidade dos acontecimentos que envolve o paciente a afetividade, as situações