historias dos processadores
Em 1965 um dos fundadores da Intel, Gordon Moore, publicou um artigo sobre o aumento da capacidade de processamento dos computadores. Seu conteúdo ficou conhecido como a Lei de Moore. Desde que essa leio veio a público, todos os fabricantes de microprocessadores se sentiram na obrigação de dobrar a capacidade de processamento dos seus processadores a cada 18 meses, dando início à corrida pelo desempenho. Este trabalho fornece um estudo sobre a história evolutiva dos processadores, comparando os modelos criados por dois maiores fabricantes, desde as primeiras gerações de processadores até as mais recentes tecnologias.
2. INTRODUÇÃO
A pesquisa a seguir vai mostrar o processo evolutivo dos processadores, que nada mais é que um pedaço de silício com inúmeros condutores, começando do famoso Eniac computador formado por válvulas que ocupava uma sala inteira, até os processadores mais avançados.
A criação do transistor anunciou que uma nova era de eletrônica estava surgindo. Comparado às válvulas termiônicas, tecnologia dominante até o momento, o transistor provou ser significativamente mais confiável, necessitando de menos energia e, o mais importantemente, podendo ser miniaturizado a níveis quase microscópicos. O primeiro transistor construído media aproximadamente 1,5cm e não era feito de silício, mas de germânio e ouro. Hoje eles chegam a medir até 45nm (nanômetros), cerca de 330.000 vezes menores. O primeiro microchip comercial foi lançado pela Intel em 1971 e batizado de Intel4004. Ele era um processador de 4bits possuindo pouco mais de 2000 transistores. Desde então, a Intel se lançou inteiramente no caminho dos microprocessadores e se tornou a maior responsável pelas tecnologias utilizadas atualmente. Até 1978, a AMD desenvolvia suas próprias soluções e projetos proprietários, mas também licenciava e construía chips baseados na tecnologia de outras empresas, chagando inclusive a produzir chips para Intel. Em 1978 a AMD obteve