Pedagogia hospitalar
O estudo demonstrou resultado bastante satisfatório, pois verificou que as crianças e adolescentes demonstraram bastante receptividade e participação nos momentos de leitura.
Em Curitiba foi implantado a Biblioteca Viva no Hospital Infantil Albert Sabin (HIAS), que visa por meio das contações de historias e a disponibilidade de diversos textos infantis, conduzirem os pequenos e seus familiares a um mundo de fantasia. Dessa forma tendo como objetivo facilitar e promover o atendimento ambulatorial e internações, visando assim contribuir no processo de cura.
Alem dos pacientes/alunos poderem ter maior contato com a leitura e com isso sendo incentivados ao habito de leitura, o projeto possibilitou momentos de divertimento, relaxamento e alegria. Isso foi verificado por meio dos depoimentos coletados durante o estudo onde, crianças, familiares, equipe medica e pedagogo, puderam opinar sobre o projeto de leitura na unidade hospitalar e os momentos de interação.
Portanto o estudo comprovou que as crianças e adolescentes hospitalizados que participaram do projeto Biblioteca Viva, demonstraram considerável melhora no quadro clinico, maior auto-estima, expressaram com maior facilidade seus sentimentos, mostraram alivio da dor e desenvolvimento do habito da leitura.
A contação de historias em hospitais contribui para um atendimento humanizado, pois age de forma terapêutica, promovendo a valorização dos sentimentos, resgate ao sonho e imaginário, visto que esta fornece motivação e suporte emocional às crianças.
FACULDADE UNISEB INTERATIVO COC
CURSO DE PEDAGOGIA
MOD. 8.2
ATIVIDADE AVALIATIVA II
Pedagogia Hospitalar
ALUNA: Michele Pires de Oliveira Pontes
RA: