Projecto Curricular Berçario
“O projeto do educador é um projeto educativo/pedagógico que diz respeito ao grupo e contempla as opções e intervenções educativas do educador e as formas como prevê orientar as oportunidades de desenvolvimento e aprendizagem de um grupo. Este projeto adapta-se às características de cada grupo, enquadra as iniciativas das crianças, os seus projetos individuais, de pequeno grupo ou de tudo o grupo.”
(Ministério da Educação, 1997: p.44)
Cada vez mais caminhamos para a valorização crescente dos aspetos emocionais da criança e não apenas do domínio cognitivo, ou seja, estamos a caminho de uma valorização do Ser e não só do saber.
Face a este cenário, “(…) a intervenção parte da criança é , afirmando-se esta num clima de liberdade, numa atmosfera de empatia e autenticidade(…)”. Assim o educador assume-se ele próprio como parte indispensável para toda a construção de toda esta dinâmica do ser-se criança. Neste sentido, e visto que o educador será orientador e facilitador do desenvolvimento global da criança, ajudando esta a Ser, é necessário que todos os seus esforços para estimular as potencialidades de cada uma delas surjam de algo que o norteie para que a sua prática educativa seja coerente com as necessidades e interesses do grupo de crianças.
Sendo assim, o Projeto Curricular de Sala surge com o objetivo de orientar o educador na sua ação pedagógica, tendo em conta, as características e necessidades de cada criança e do grupo, pois através dele podemos sintetizar de forma organizada as atividades e os objetivos que propomos para este ano letivo.
Em suma, este projeto curricular de sala, foca as competências que se pretendem trabalhar ao longo do ano, aprendizagens essas que têm por base as orientações curriculares para a educação de creche. Contudo, todas as aprendizagens, devem ser pensavas e estruturadas para um grupo específico, neste sentido, apresento posteriormente a caracterização real do grupo. Tendo em conta que são vários os