Pedagogia estrategias
Estratégias pedagógicas de ensino e treinamento em Basquetebol
[pic]
(Paes, 2009, p. 118)
Seqüências pedagógicas: centralizadas no método para o ensino ou treinamento do esporte, destacando, além disso, quase exclusivamente os aspectos físicos e técnicos do jogo.
Procedimentos pedagógicos: têm a finalidade de contribuir nos processos de ensino, vivência e treinamento no esporte, assim como otimizar as ricas possibilidades socioeducativas do esporte, contribuindo para a formação integral do indivíduo. (PAES, 2009, p. 13)
Exercícios analíticos: são exercícios que possibilitam a vivência e o aperfeiçoamento de um único fundamento do jogo, e sua execução está, quase sempre, desvinculada da situação real de jogo. Para caracterizar um exercício analítico basta que os alunos/jogadores executem, de fora isolada, um dos fundamentos do jogo. (p.118)
Exercícios sincronizados: trata-se de uma combinação de dois ou mais fundamentos em um mesmo exercício. A dinâmica e a aproximação que os exercícios sincronizados têm com algumas situações do jogo são pontos positivos dessa estratégia; no entanto ainda não possibilitam a oposição direta com defensores, e situações de imprevisibilidade.
Brincadeiras: São atividades lúdicas infantis, presentes na cultura popular das crianças. As brincadeiras possibilitam a vivência de fundamentos de forma prazerosa, alegre e descontraída, além de permitir, em alguns casos, a relação do fundamento com aspectos da lógica do jogo de basquetebol.
Jogos Pré-desportivos: trata-se de jogos que conservam características dos jogos desportivos coletivos, embora geralmente com regras adaptadas e com caráter lúdico. Possui com vantagens para sua utilização:
Participação simultânea de grande número de alunos;
Pouca exigência de material;
Possibilidade de participação dos alunos sem levar em consideração seu nível técnico;
Elevada motivação intrínseca. (Ferreira e De Rose, 1987)
Situações de Jogo: Trata-se de simular