Pert/pcm
NÚCLEO DE CIÊNCIAS SOCIAIS
CURSO DE BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO
DISCIPLINA ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇAO II
FRANCISCO CHAGAS DA SILVA[1]
PERT/CPM – UMA FERRAMENTA DISPONÍVEL
Porto Velho – RO
2008
FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA – UNIR
NÚCLEO DE CIÊNCIAS SOCIAIS
CURSO DE BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO
DISCIPLINA ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇAO II
PERT/CPM – UMA FERRAMENTA DISPONÍVEL
Trabalho apresentado à Fundação Universidade Federal de Rondônia, 6º período do curso de Administração sob a orientação do docente Dr. Carlos André Müller.
Porto Velho – RO
2008
RESUMO
Este trabalho aborda a facilidade com que podemos utilizar a ferramenta PERT/CPM na elaboração e controle do processo produtivo através da identificação, estudo e melhora dos ciclos de atividades e eventos, tomados isoladamente e como um todo dentro de cada processo. O objetivo principal é proporcionar ao leitor uma visão amena e compreensiva do método, encorajando-o a experimentá-lo e aprofundar-se em suas técnicas, sem nenhuma pretensão de esgotar o assunto ou sequer torna-lo referência.
Palavras-chave: PERT/CPM, processos, administração.
1. INTRODUÇÃO
O estudo e controle do processo produtivo é preocupação antiga no meio administrativo e durante todo o século passado ganhou notório avanço, concebendo-se várias técnicas, métodos e ferramentas. A técnica PERT/CPM constitui-se de poderosa ferramenta na elaboração e gerenciamento de projetos utilizando o conceito de redes, sobremaneira aqueles com foco em processos. Kukierman (2000) diz que nos anos 1990 foi considerada como uma das “Sete Novas Ferramentas para o Planejamento e Administração Visando ao