Neodarwinismo- deriva genetica
É a variação do fundo genético das populações como consequência do acaso ou uma drástica alteração casual de ordem natural, atingindo a concentração genotípica de uma ou várias espécies, não preliminarmente envolvendo fatores de seleção natural, mas ocasionada por eventos repentinos.
Onde e muito frequente:
É frequente em populações muito pequenas porem Todas as populações sofre deriva genética; contudo, quanto menor for a população, mais rápido e drástico é o efeito da deriva genética. Este efeito pode ser um problema para as espécies que se encontram em extinção, por possuírem populações pequenas.
Como ocorre essa deriva gênica:
É, por exemplo, o que pode acontecer a uma pequena população que se separa de uma maior, que pode ser, ou não, geneticamente representativa da população de onde derivou. Um pequeno número deindivíduos, chamados fundadores, ao deslocarem-se para outro habitat pode transportar apenas uma parte do fundo genético da população inicial. Os alelos que não são transportados perdem-se, sendo, até certo ponto, os fundadores da população inicial. Assim, certos genes podem ser fixados ou eliminados de uma população por simples acaso, e não por seleção natural.
Essa deriva gênica e ocorrida através de fenômenos é caracterizada pela ocorrência de catástrofes ecológicas, por exemplo: terremotos, tsunamis, tornados, inundações, queimadas, avalanches e outros processos, atingindo um grande contingente populacional.
Limitando assim a genética, dês da forma, o teor genético de um determinado grupo, restrito aos indivíduos prevalecentes. Cabendo a estes, integração a outra população, caso mantida uma adaptação, ou com o decorrer do tempo, a partir de um isolamento geográfico e posterior reprodutivo, constituição de uma nova espécie (princípio da espécie fundadora).
Nesta situação, portando uma baixa variabilidade, os indivíduos diferenciados irão passar por uma pressão