Teorias de manutenção (o mantenedor)
O que seria o mantenedor? O mantenedor exerce a manutenção periódica, ou seja, é aquele que vai ter o trabalho de fazer com que seja mantido o bom funcionamento dos equipamentos num sistema de manutenção preditiva.
A formação de um profissional de manutenção é desenvolvida ao longo de seu ofício dentro das empresas em que atuam, pois não há especificamente um curso técnico ou graduação para formação de profissionais de manutenção. Os aprendizados de manutenção e os conceitos necessários são obtidos através de cursos de aperfeiçoamento, estágios, pós-gradução, até que seja solidificado definitivamente atuando efetivamente nas empresas.
Não é uma atividade muito atraente para os recém-formados, pelo fato de eles não estarem muito informados o suficiente a respeito das técnicas e metodologias de manutenção nos cursos, entretanto, a manutenção vem crescendo em grande escala e se faz cada vez mais importante em empresas, industrias e organizações.
O treinamento ainda é a forma mais adequada para a formação desses profissionais, já que ainda não há uma formação acadêmica adequada. Portanto, a empresa, a área prestadora de serviços e os profissionais qualificados devem investir na ideia de que as pessoas querem colaborar, por isso devem ser treinadas.
Algo muito importante que as empresas buscam nos profissionais é que eles conheçam e incentivem o desenvolvimento do trabalho em equipe, pois para nessa versatilidade de operações e diversificação de trabalhos e atividades, cada trabalho requer um grupo diferente, cada atividade dentro do trabalho, um grupo diferente também... Portanto, eles priorizam bastante esse termo e substituem atividades individuais por atividades em equipe.
3.1 – O PROFISSIONAL DE MANUTENÇÃO (SLIDE 2)
As principais funções técnicas de um profissional de manutenção podem ser discriminadas como seguintes: Como supervisor (SLIDE 2 E 3): Para que possa-se exercer o cargo de supervisor, o profissional deve