Pert
CENTRO DE TECNOLOGIA
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA CIVIL
TRABALHO PARTE 3
REDE PERT/CPM
DISCIPLINA: Construção de edifícios IV
ACADÊMICO(S): André Yukio Ikeno RA: 70672 Arthur Victor Versutti Ritter RA: 68415 Bruno Pavezi RA: 69365
PROFº: Prof. Dr. José Luiz Miotto
TURMA: 02
Maringá, novembro de 2014.
INTRODUÇÃO
Pode-se dizer que a atenção que um empresa dá ao planejamento da obra é proporcional ao sucesso da mesma nas buscas dos seus objetivos. O orçamento é um valioso instrumento de planejamento e controle das atividades, independente se é ou não no ramo da construção civil. Por meio de um detalhamento adequado das atividades pode-se presumir um custo menor, bem como a eficiência e a execução das atividades em tempos compatíveis com o esperado.
Com o aquecimento da construção civil houve um aumento significativo de empresas dispostas a investir no setor de construção. Das ciências econômicas, de acordo com a Lei da oferta e da procura é possível descrever o comportamento dos consumidores na aquisição de bens e serviços em determinados períodos, em função da quantidade e preço.
Tal afirmação vale também para a construção civil envolvendo além do preço outras variáveis tais como tempo para entrega de um empreendimento, custo, organização, planejamentos bem definidos. O anseio de todo consumidor, especialmente na compra de um imóvel, por exemplo em planta, é que o mesmo seja entregue na data, e se possível antes, prevista. Em vista disso, as construtoras diminuem sua margem de lucro e o risco do empreendimento investimento pesado no planejamento das atividades, somado a isso o orçamento.
O nível de detalhamento das atividades, bem como suas dependências, permitem estimar ao longo do período da construção quais os tipos de mão-de-obra envolvidas e sua quantidade. Junto a isso soma-se o desembolso para aquisição de materiais de insumos, além aluguel de