PERT
O que é Pert/CPM?
Pert/CPM significa Program Evaluation a nd Review Technique e tem como objetivo relacionar as dependências entre tarefas com seus respectivos tempos de duração. Um dos benefícios do Pert é a possibilidade de detectar caminho críticos do sistema (CPM Critical Path Method), ou seja, um subconjunto de atividades que determinam o tempo mínimo para o término de todas as tarefas.
Dados de entrada
A entrada de dados é feita na planilha “Dados”. Nesta planilha devem ser informados um conjunto de tarefas com seus respectivos tempos de duração e dependências. Cada tarefa pode receber um rótulo a ser informado na coluna “Tarefa”, esta pode ainda possuir uma descrição. Suas respectivas durações devem ser inseridas na coluna “duração”. As unidades de tempo são irrelevantes contanto que seja mantida determinada consistência. Por exemplo, não deve ser colocado o valor “1” para um mês de duração e o mesmo valor para um ano de
duração, deve neste caso ser inserido o valor 12. Procure utilizar valores que permitam uma granularidade que seja suficiente ao seu projeto.
Na planilha dados podemos ver uma matriz chamada “Predecessores”. É nesta matriz que devem ser inseridas as informações sobre relações de dependência.
Estas informações devem ser digitadas da seguinte maneira: se uma tarefa “B” depende de uma tarefa “A” o valor “1” deve ser colocado na matriz na posição correspondente a linha “B”, coluna “A”.
Um cuidado que deve ser tomado é evitar referências circulares. Por exemplo, não pode ser explicitado que a atividade “A” depende de “B”, e que a atividade
Retirado de: http://www.dcc.ufrj.br/~schneide/es/2002/1/g14/Pert-CPM/manual%20pert.htm “B” depende de “A”, porque este tipo de situação não é suportada por esta aplicação, além de ser uma situação inconsistente no mundo real.
Saída
A aplicação tem como resultado uma gráfico de barras, mostrado na planilha Timeline, que mostra o tempo de início e término de cada tarefa,
plotados