ATPS Etapa 2 Passo 1
Como fazer
A apuração de custos dos produtos acabados, também chamada de Custeio ou Apropriação de Custos de Produção pode ser feita de diversas formas, dentre elas estão o Custeio por Absorção, Custeio Variável, ABC, RKW, etc. O Custeio por Absorção é o obrigatório por lei para fins de contabilidade e Imposto de Renda. Consiste em distribuir para todos os produtos acabados os custos relativos à produção. É este o método que vamos seguir neste manual. A tarefa de apurar os custos de produção deve considerar três grandes grupos de gastos:
• mão de obra;
• materiais (matéria-prima, embalagens e materiais secundários);
• custos gerais de fabricação (energia elétrica, manutenção, depreciação de maquinário etc).
Matéria-prima: são os materiais principais e essenciais na fabricação do produto. Ex.: para uma indústria de móveis de madeira é a própria madeira.
Materiais secundários: são os materiais usados em menor quantidade na fabricação do produto. São aplicados juntamente com a matéria-prima, complementando-a ou dando o acabamento necessário ao produto. Ex.: pregos, cola, verniz, dobradiças etc. Veja quais são os passos para fazer a apuração dos custos de produção: 1º passo - Separar os tipos de custos • Diretos: são os custos diretamente relacionados aos produtos e que podem ser mensurados por meio de uma medida de consumo. Exs.: quilogramas de matérias-primas consumidas, horas de mão de obra utilizadas, número de embalagens utilizadas, frete.
• Indiretos: são os gastos que não estão diretamente relacionados aos produtos e, por isso, não é possível obter uma medida objetiva, sendo necessário usar algum critério para ratear (distribuir) esses custos entre os produtos fabricados. Exs.: aluguel, manutenção e supervisão da fábrica. 2º passo - Calcular o custo direto • Cálculo do custo da matéria-prima Para encontrar o valor do custo direto da matéria-prima e materiais, adote o procedimento Apuração do Custo de Produtos e Serviços. • Cálculo