Treinamento e desenvolvimento
Treinamento nas Organizações
Joyce Cristiane Kloehn Lenzi
Prof.ª Orientadora: Albertina de Souza
Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI
Processos Gerencias (EMD0193) – Prática do Módulo I
27/06/12
RESUMO
Este trabalho tem o objetivo de mostrar a necessidade e importância das empresas de promoverem treinamentos nas próprias organizações desenvolvendo a capacidade funcional dos colaboradores bem como o interesse deles pelos planos da empresa em que trabalha. Busca mostrar também algumas vantagens do sistema de remuneração estratégica.
Palavras-Chave: Necessidade; Treinamento; Remuneração.
1 INTRODUÇÃO
É uma tarefa incessante, durante toda a vida das organizações, a necessidade de oferecer treinamento para seus funcionários. Como é de conhecimento de todos, reafirmam administradores, consultores e estudiosos da Moderna Gestão de Pessoas, não há nada mais verdadeiro ou mais importante do que os recursos humanos das organizações. O capital intelectual é a força motriz que gera energia e, conseqüentemente, produtividade, assegurando, assim, a sobrevivência da empresa.
2 TREINAMENTO INTERNO
Diante das várias hierarquias particularmente encontradas nas diversas organizações, cada nível é responsável pela sua parte nas divisões da empresa. Por exemplo, o nível estratégico é responsável pelas decisões estratégicas a longo prazo, como investimento em novos projetos, ampliação do escopo dos produtos etc.
No nível gerencial, encontramos as decisões ligadas, basicamente, aos resultados, envolvendo o médio e também o curto prazo. O cotidiano das funções, o curto prazo e a eficiência produtiva envolvem questões de nível operacional da organização. Todos os níveis requerem observações quando se vai diagnosticar, desenhar, aplicar e avaliar os programas de treinamento e desenvolvimento organizacional.
O treinamento, segundo Chiavenato (2000, p.65), “é o processo