Pedagogia da ajuda
Nesse cenário, o caráter sócio-educativo do Serviço Social teve papel fundamental no trato dos problemas sociais. Ocorreram, então, iniciativas em torno do despertar dos pais para a necessidade da moralização dos costumes e hábitos dos filhos e da família.
Ações com perspectivas de melhoria do nível de higiene e saúde das demandas e de sua educação cívica eram também tidas como sócioeducativas. Pode-se dizer que as assistentes sociais4 eram educadoras conselheiras e/ou educadoras - disciplinadoras. A aplicação dastécnicas e instrumentos para a operacionalização do trabalho eram inspiradas pela influência européia e especialmente norte americana. À expressão dessa prática educativa ABREU (2002) denominou pedagogia da ajuda, apresentando as características de tal prática plasmada em três vetores:
[...] psicologização das relações sociais; manipulação material e ideológica de necessidades sociais e recursos institucionais via estratégias de assistência social; e, combinação entre processos persuasivos e coercitivos para a obtenção da adesão e do