O Pedagogo Empresarial e a organiza o no planejamento de programas
CONTEMPORANEIDADE
Ana Paula Moura da Silva (UNEAL / SENAI-AL)
Israel Silva de Macêdo (SENAI-AL, UNIAFRA, FRM)
Resumo
Esta pesquisa apresenta uma reflexão sobre a atuação do pedagogo na contemporaneidade, como forma de compreender a sua contribuição em outros contextos. Através desta investigação busca-se conhecer como se efetiva a prática do pedagogo no âmbito empresarial, remetendo-se a sua abrangente atuação, reconhecida legalmente em 2006, com a publicação das Diretrizes Curriculares Nacionais para o curso de pedagogia. Trata-se ainda de suscitar uma reflexão sobre a formação deste docente como forma de contribuir para sua inserção em espaços não-escolares.
Pretende-se tornar conhecida à influência da pedagogia e das estratégias educacionais no desenvolvimento do indivíduo em variados contextos de atuação. O objetivo principal deste estudo é conhecer o papel do pedagogo no ambiente empresarial, destacando especialmente como acontece a sua intervenção na formação do indivíduo, mais especificamente na formação profissional presente no ambiente de trabalho, ou seja, nas organizações empresariais. Esta pesquisa foi realizada através de análises bibliográficas e documentais, utilizando-se a metodologia qualitativa, baseado em autores como Ribeiro (2007), Holts (2006), entre outros. Assim, os resultados alcançados através desta análise confirmam a valiosa contribuição do pedagogo e das estratégias educacionais no âmbito empresarial por ser a educação um processo de influências relevantes, denominado aprendizagem, presente em diferentes espaços e por constituir-se num processo inerente à pedagogia e ao pedagogo.
Palavras-chave: pedagogo, formação, contextos de atuação.
Introdução
Sabe-se, que as possibilidades de atuação do pedagogo, apesar de serem amparadas pelas Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Pedagogia, 2006, provocam questionamentos por parte dos profissionais de outras áreas que resistem à presença do