monografia
INTRODUÇÃO
O ambiente de trabalho reflete intrinsecamente no ser humano. Portanto para que haja uma proximidade entre o ser humano e o seu ambiente de trabalho faz-se necessário à presença de um profissional que faça a mediação entre empresa e colaboradores, buscando a melhoria nas relações interpessoais. Esse profissional é o pedagogo empresarial.
O pedagogo empresarial atua na empresa junto ao RH para estabelecer uma relação de confiança e reciprocidade para o bom andamento da mesma.
FELA (1975 p.78) revela que a satisfação das necessidades de auto-estima leva ao desenvolvimento de autoconfiança e à capacidade de ser útil, tornando-se necessária para um bom relacionamento consigo mesmo e com os outros. É então que entra o pedagogo atuando como transformador do sujeito na compreensão da pessoa em relação a si mesmo e do comportamento dos demais.
Sobre isso, FELA (1975 p. 99) mostra que as pessoas que compõem o grupo trazem seus valores, sua filosofia de vida, e que é dessas características que dependem o bom funcionamento das relações interpessoais numa empresa. A interação permite o conhecimento mútuo e a identificação de alguns pontos comuns que servirão de base para a elaboração de normas coletiva de grupo.
Como sempre temos ouvido que o pedagogo se caracteriza como o profissional responsável pela docência e especialidades na educação, tais como: Direção, Coordenação e Supervisão, entre outras atividades que são específicas da escola. É muito difícil, encontrar o profissional da educação desvinculado da escola propriamente dita e trabalhando em outras atividades, como empresas. Hoje o curso de Pedagogia passa por um processo de mudança e reestruturação com propostas de diretrizes curriculares, considerando as mudanças ocorridas na sociedade, faz-se necessário inserir a possibilidade de atuação desses profissionais em outros setores do trabalho.
A sociedade passa por diversas mudanças seja ela na economia ou na forma em que os