filosofia aplicada
UNIVERSIDADE ANHANGUERA/UNIDERP
POLO IDESC/ZAPPEION
Curso: Serviço Social
Atividade Prática Supervisionada
Filosofia Aplicada ao Serviço Social
Professor: Dr. Potiguara Acácio Pereira
Ana Dalva Duarte Bezerra R.A.: 354.685
Ariane Alda Moreira da Rosa R.A.: 371.591
Kátia Valdez de Souza R.A.: 367.664
Luizete Barreto da Silva R.A.: 350.482
Rosana Simões Leal R.A.: 365.829
Campo Grande MS 10 de Setembro de 2012.
A filosofia exerce na sociedade uma ação de grande revelia para a transformação histórica da humanidade. Porém a mesma, influência no modo de pensar e questionar tanto a natureza quanto o ser humano.
De certo modo essa influência está relacionada com o ser humano e sua relação com o mundo no qual está inserido. Pois ela tenta em sua essência buscar diversas explicações para a humanidade como forma de conhecimento para interagir com sua própria realidade. O homem como cidadão vivendo em sociedade busca compreender e questionar valores adquiridos através das relações humanas repassadas de geração em geração estabelecidas em conformidade com os padrões de comportamento éticos ou morais aceitáveis para cada época, para cada grupo social. Onde perguntas e hipóteses são levantadas a partir da inquietação de ideias nas questões humanas como: comportamento, pensamento, cultura, religião, artes, ciência e etc.
A filosofia como ciência abrange diversas áreas do conhecimento, que vem desde a antiguidade até os tempos atuais e suas concepções filosóficas explicitas ou implícitos estão presentes na contemporaneidade nos seus mais variados contextos sociais. O panorama histórico da filosofia em que as referências metafísica, científica e dialética estão presentes nas relações entre sujeito e objeto, onde a relação do real e do homem, da ação humana e a educação do conhecimento são vivenciadas por toda a sociedade mais especificamente no contexto individual e social.
Neste contexto o ser humano dotado de