Filosofia aplicada
Prof. Me. Neri de Paula Carneiro[1]
4- Filosofia e Conhecimento 4.1- Conhecimento: é possível? 4.2 TIPOS DE CONHECIMENTO
Desde o inicio estamos procurando mostrar que filosofia, mais do que qualquer outra coisa se caracteriza pela atitude de busca. Mas o que busca a atitude filosófica? O saber, o Conhecimento! A filosofia se caracteriza pela busca do conhecimento porque está preocupada com a Verdade.
Iniciemos, portanto, nos indagando sobre a possibilidade do conhecimento.
Você seria capaz de fazer uma lista de inovações-invenções-descobertas acumuladas pelo ser humano demonstrando o que mudou no processo do conhecimento humano desde a antiguidade até os dias atuais?
Dessa lista de descobertas e invenções, quais as mais significativas e que produziram maiores mudanças na sociedade e na vida das pessoas?
Com certeza você já viu a imagem ao lado em outras oportunidades. Agora, observe bem e descubra se existem diferenças entre a Mona Lisa que você conhece e esta, ao lado.. O que chama sua atenção nesta imagem? (http://www.fotocomedia.com/ilusao-monalisa)
4.1- Conhecimento: é possível?
Se várias pessoas, simultaneamente virem a mesma cena, farão a mesma descrição do que viram? A experiência diz que não! Cada pessoa que vê algo descreve o que viu de forma diferente de outras pessoas que tenham tido a mesma visão.
O que isso nos indica? Que não é fácil chegar à verdade; que conhecer algo demanda mais do que apenas ver a realidade. Exige o processo da reflexão, o exercício do pensamento.
Quando o homem se entrega ao desempenho do pensar e falar a realidade, cria o fenômeno denominado de conhecimento. No homem o pensamento aparece na inebriante aventura de conhecer e falar a realidade.
No conhecimento filosófico o pensamento ensaia uma radical compreensão da realidade (BUZZI, 1980, p. 9. grifo nosso)
Uma das preocupações centrais do ser humano