Ecossistema
ECOSSISTEMA
Ecossistema é uma unidade de organização biológica constituída por todos os organismos de certa área e pelo ambiente em que esses organismos vivem. Caracteriza-se por interações entre os componentes vivos (biocenose) lá encontrados, e os não vivos (biótopo). Essas interações resultam num fluxo de energia do Sol, através dos seres autótrofos, para os seres heterótrofos, e numa ciclagem de minerais e de outros materiais inorgânicos.
Todo ecossistema é um ambiente, mas nem todo ambiente é um ecossistema. um ecossistema é um ambiente onde a comunidade é auto-suficiente.
COMUNIDADE ou BIOCENOSE - As diversas espécies que vivem em uma mesma região constituem uma comunidade biológica, também chamada BIOTA ou BIOCENOSE. É o conjunto de populações de diversas espécies que habita uma mesma região num determinado período que convivem e se inter-relacionam. Ex.: a biocenose (seres vivos) de uma floresta, de um rio, de um lago de um manguezal, de um brejo, dos campos, dos desertos, dos oceanos, etc.
Distinguem-se duas modalidades de Biocenose: as Estáveis e as Cíclicas. As primeiras duram muito tempo e as segundas têm evolução rápida e duram alguns dias.
Alem das biocenoses, percebem-se outros tipos de agrupamentos no caso de animais. Por exemplo; os agrupamentos sociais ou Sociedades muito comuns entre insetos (formigas, cupins, abelhas, vespas). Outro tipo são as Multidões que são agrupamentos temporários de uma ou várias espécies que são provocadas por um ou vários fatores do meio que se comporta como centro atrativo.
A biocenose é dividida em fitocenoses e zoocenoses.
BIÓTOPO (conjunto de fatores abióticos)
Os componentes abióticos de um ecossistema são representados por fatores físicos, como luminosidade, temperatura, ventos, umidade etc., e por fatores químicos, como a quantidade relativa dos diversos elementos químicos presente na água e no solo.
Fatores físicos:
Os fatores físicos que atuam em determinada região da superfície