Filosofia aplicada
Em suma os dois documentos de declaração seguem a mesma linha, ambos tem o intuito de dar direito á sociedade, ou seja, tem por objetivo dar direito a um povo, uma sociedade. Em ambas as declarações destacam-se dois artigos são eles:
Todos os homens nascem igualmente livres e independentes, tem direitos certos essenciais e naturais dos quais não podem pôr nenhum contrato, privar nem despojar sua posteridade: tais são os direitos de gozar a vida e a liberdade com os meios de adquirir e possuir propriedades, de procurar obter a felicidade e a segurança.
A liberdade é o poder que pertence ao Homem de fazer tudo quanto não prejudique os direitos do próximo: ela tem por principio a natureza; por regra a justiça; por salvaguarda a lei; seu limite moral esta nesta máxima:- “não faça aos outros que não quiseras que te fizessem”.
O governo é ou deve ser instituído para o bem comum, para a proteção e segurança do povo, da nação ou da comunidade.
Dos métodos ou formas, o melhor será que se possa garantir no mais alto grau, a felicidade e a segurança e o que mais realmente resguarde contra o perigo de má administração. A social na ação de todos para garantir a cada um, o gozo e a conservação a seus direitos; esta garantia se baseia sobre a soberania nacional.
As relações sociais mostradas por E Durkheim são bem definidas e distintas, são elas a orgânica e a mecânica, cujas se assemelham por ligar a sociedade, ou