Filosofia aplicada
A) Mundo é aquilo que a gente tem e carrega dentro da gente, da nossa concepção, aquilo que já estava pronto, e a realidade é algo que existe de fato de concreto, que expressa uma objetividade, uma certeza de alguma coisa.
B) Assim como Thomas Hobbes cita "O homem é o lobo do homem". Em outras palavras, o ser humano encontra-se em constante transformação, com o intuito de, sempre, ultrapassar os limites de sua própria espécie. Nesse ínterim, insere-se a disputa do homem, segundo Darwin, "mais apto" em obter vantagem sobre os outros.
C) Seguindo a mesma lógica do filósofo inglês Hobbes, viver em sociedade é, na realidade, viver sobre as regras de um ser mais forte. No caso do filósofo, a proposta é o Leviatã - que , supostamente, deveria proteger os mais fracos - e, na nossa sociedade, esse controlador é o presidente. Em termos gerais, para que a sociedade possa conviver em certa harmonia torna-se necessário regras.
D) A vida social, desde os primórdios, fez-se necessária. Nas primeiras civilizações, a exemplo do Egito, os homens ajudaram-se uns aos outros, sob o comando do faraó. As servidões coletivas - os servos trabalhavam alguns dias para o faraó - renderam grandes investimentos para a sociedade como, por exemplo, fartas colheitas e construções de canais e diques. A finalidade dessa vida social é que, sozinho, ninguém pode sobreviver. Ou seja, necessitamos direta ou indiretamente uns dos outros.
E) Na pré-história, o homem descobriu o fogo. Essa descoberta fez com que passássemos a comer carne cozida ao invés de carne crua. Sendo assim, o conhecimento torna-se mister para o desenvolvimento. A civilização só pode evoluir com a evolução da ciência.
F) Ser cidadão é respeitar as leis da sociedade em que estamos inseridos, seguindo os conceitos da Declaração dos Direitos Humanos, promulgada pela ONU.
G) Sim. Exercer a cidadania significa mostrar-se presente perante a sociedade por intermédio da participação