Pedagogia da autonomia
Saberes necessários à prática educativa
RESUMO
Este trabalho demonstra a pedagogia fundamentada na ética, no respeito à dignidade e a própria autonomia do educando, aos saberes do educador em um exercício permanente, no rigor que não deve abrir mão no desenvolvimento de seu trabalho, pois está postura ajuda e contribui a um ambiente favorável a construção do conhecimento, assumindo assim nossa responsabilidade e ética no exercício docente. O educador precisa ser crítico consciente de sua missão, formador e construtor de opinião.
Palavras-chave: Educação. Ética. Senso Crítico.
1 INTRODUÇÃO
Paulo Freire nasceu em 19 de setembro de 1921 em Recife. Nome completo Paulo Reglus Neves Freire. Sua família fazia parte da classe média, mas Freire vivencio a pobreza e a fome na infância durante a depressão de 1929, uma experiência que o levaria a se preocupar com os mais pobres e o ajudaria a constuir seu revolucionário método de alfabetização. Por seu empenho de ensinar os mais pobres, Paulo Freire tornou-se uma inspiração para gerações de professores, especialmente na América Latina e na África. O educador procurou fazer uma síntese de algumas correntes do pensamento filosófico de sua época, como o existencialismo cristão, a fenomenologia, a dialética hegeliana e o materialismo histórico. Essa visão foi aliada ao talento como escritor que o ajudou a conquistar um amplo público de pedagogos, cientistas sociais, teólogos e militantes políticos, quase sempre ligados a partidos de esquerda.
A partir de suas primeiras experiências no Rio Grande do Norte, em 1963 quando ensinou 300 adultos a ler e a escrever em 45 dias, Paulo Freire desenvolveu um método inovador de alfabetização, adotado primeiramente em Pernambuco. Seu projeto educacional estava vinculado ao nacionalismo desenvolvimentista do governo João Goulart.
2 DESENVOLVIMENTO
2.1 NÃO HÁ DOCENCIA SEM UMA SÉRIE DE SABERES
Não há docência sem discência,