pedagogia da autonomia
1 INTRODUÇÃO 3
2 a contribuição do pedagogo 4 considerações finais 6 REFERÊNCIAS 7
1 INTRODUÇÃO
Com as diversas mudanças que vem ocorrendo o trabalho na escola exige uma nova forma de organização.
Este estudo apresenta a de que forma o pedagogo contribui para a organização de trabalho do professor em sala de aula.
Seu objetivo é a identidade e a função do pedagogo, busca compreender o pedagogo e a sua função dentro da escola.
O pedagogo enquanto articulador da pratica pedagógica é “peça fundamental” numa escola publica que prima pela qualidade do ensino. (SAVIANI 1985).
2 a contribuição do pedagogo
O pedagogo possui muita responsabilidade dentro e fora da escola, precisa garantir e aprimorar o domínio do seu conhecimento, que funciona como ferramenta para organizar o trabalho pedagógico.
Ele participa da construção da sociedade ativa, que segundo Feiges, (2007), “pedagogo é o profissional da educação que se converte em formar homens, em diferentes espaços de educação e diferentes práticas educativas, de forma critica, criativa e transformadora”.
O pedagogo é o profissional da educação que atua na organização de processos educativos, ele esta envolvido não só no contexto da escola, mas inserido na sociedade, o que permite perceber a produção e os frutos de seu trabalho.
É possível perceber que desde a década de 60, os docentes, preocupavam- se em definir sua identidade profissional, porem é evidente, o modo à forma capitalista de organização social contribui para descaracterizar ainda mais a função da educação escolar, uma vez que a organização do trabalho pedagógico esta inteiramente ligada as circunstâncias históricas tecidas em um contexto social, politico, e econômico determinado.
“É a desqualificação que torna o trabalhador dependente”. Desenvolve habilidades especificas e limitadas