Trabalho de História
A EXPANSAO MARITIMA EUROPEIA – sec. XV-XVI
Introdução
Até o século XV, os europeus mantinham contato somente com populações do norte da África, do Oriente Médio e parte da Ásia. Ainda não conheciam a maior parte dos continentes asiático e africano e muito menos imaginavam que existiam outros continentes, como a América e a Oceania.
A busca de mercadorias raras e o desejo de expandir a fé católica mudaram esse panorama. Ao longo do século XV, navegadores portugueses e espanhóis alcançaram regioes da Terra até então desconhecidas na Europa.
Os contatos entre europeus e os povos nativos dessas regiões tiveram consequências para ambos os lados.
O comercio e as navegações
1. Quais eram os principais centros do comercio europeu no século XV? Eram as cidades de Gênova e Veneza, na Península Itálica, além da cidade de Constantinopla (atual Istambul), pertencente ao Império Romano do Oriente.
2. Que mercadorias eram mais comercializadas? Especiarias (canela, pimenta...) vindas da Ásia, tecidos, pedras preciosas, animais e manufaturados de uso cotidiano (espelhos, tesouras).
3. Porque esse comercio foi abalado? Porque, em 1453, Constantinopla foi conquistada por tropas turcas. Além disso, os turcos fizeram um acordo com comerciantes venezianos (Itália) garantindo a eles o monopólio do comercio com Constantinopla.
4. Quais as consequências desse acordo? Os preços dos artigos vendidos pelos venezianos na Europa tornaram-se muito altos. Por isso, espanhóis e portugueses decidiram buscar caminhos alternativos para chegar à Ásia sem passar pelos turcos.
Os portugueses contornam a África
5. Que fatores ajudaram Portugal a ser um país pioneiro nas navegações marítimas? Porque desde o fim da Idade Média, os portos portugueses eram frequentados por comerciantes de outras regiões da Europa, de passagem entre o norte e o sul do continente.
6. Que fato deu inicio à expansão portuguesa pelo Oceano