enfermagem
Tabela 1: Conteúdo proteico dos alimentos.
Alimento1
Teor de proteína
(g/100 g de alimento)
Carne bovina
27
Queijo prato
26
Fígado bovino
26
Carne de frango
24
Carne de porco
24
Peixe
23
Soja
17
Ovo
13
Feijão
6,0
Ervilha
6,0
Aveia
3,7
Leite de vaca2
3,5
Milho
2,4
Arroz
2,0
Batata
1,9
Banana
1,3
Gelatina3
1,2
Cenoura
1,0
Laranja
0,84
Mandioca
0,65
Maça
0,21
1 Alimentos cozidos, exceto frutas e cenoura.
2 Leite contém caseína, uma proteína de excelente valor nutricional, mas com alto teor de água.
3 Alguns produtos comercializados com gelatina contêm predominantemente carboidratos.
Observação e apresentação Após alguns segundos, observa-se que nos tubos uma coloração lilás. No tubo que contam o amido tudo continua igual . É o controle e serve para indicar que realmente a mudança de cor só acontece na presença de certas substâncias. A clara de ovo,o fígado e gelatina é formada por proteína. Essa proteína reage com o hidróxido de sódio e com o sulfato de cobre, produzindo a cor que se observa. Dependendo das quantidades de proteína e das outras substâncias usada na reação , essa cor será acentuada (roxa em vez de lilás). Essa reação química conhecida como reação de biureto, é utilizada no reconhecimento de proteínas.
Amidos - embora consistam de unidades de açúcar, a estrutura complexa dos amidos os torna um tipo distinto de carboidrato (na verdade, os nutricionistas costumam chamar os amidos de "carboidratos complexos", embora o termo tenha caído em desuso)
O hidróxido de sódio (NaOH), também conhecido como soda cáustica, é um hidróxido cáustico usado na indústria (principalmente como uma base química) na fabricação de papel, tecidos, detergentes, alimentos e biodiesel. Também usado para desobstruir encanamentos e sumidouros pelo fato de ser corrosivo. É produzido por eletrólise de uma solução