Política Salarial
O objetivo principal da remuneração é criar um sistema de recompensas que seja equilibrada tanto para a organização como para os funcionários.
Uma política salarial deve atender simultaneamente a sete critérios para ser eficaz:
1. Adequada - a compensação deve se distanciar dos padrões mínimos estabelecidos pelo governo ou pelo acordo sindical.
2. Eqüitativa - cada pessoa deve ser paga proporcionalmente de acordo com o seu esforço, habilidades e capacitação profissional.
3. Balanceada – salário, benefícios e outras recompensas devem proporcionar um pacote total de recompensas que seja razoável.
4. Eficácia quanto a custos – os salários não podem ser excessivos, mas em função do que a organização pode pagar.
5. Segura - os salários devem ser suficientes para ajudar os empregados a se sentirem seguros e ajudá-los a satisfazer as suas necessidades básicas.
6. Incentivadora - os salários devem motivar eficazmente o trabalho produtivo.
7. Aceitável para os empregados - as pessoas devem compreender o sistema de salários e sentir que ele representa um sistema razoável para eles e também para a organização, negociada com os sindicatos.
A Política Salarial é o melhor sinal de como a empresa trata seus Recursos Humanos
OBJETIVOS DA POLÍTICA SALARIAL
Qual o sinal que a empresa quer dar? Que ela se importa realmente com o crescimento dos empregados ou é apenas um 'marketing'. Essa "Política" envolve uma série de definições e providências que a empresa deve tomar para motivar os empregados para que se empenhem no atingimento dos objetivos de negócios das empresas. Quais os objetivos de uma política salarial?
Assegurar que os Acionistas e Dirigentes - obtenham todos os retornos dos investimentos efetuados na Remuneração dos Colaboradores?
Obter o comprometimento - dos