Pedagogia da Autonomia
FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS
BACHARELADO EM PSICOLOGIA
Luana Maria Carvalho da Silva
FICHAMENTO:
PEDAGOGIA DA AUTONOMIA
Fichamento apresentado no curso de Psicologia da Faculdade AGES como um dos pré-requisitos para a obtenção da nota parcial da disciplina Estatística no 1º período, sob a orientação da Professora Helena Souza.
Paripiranga
Abril de 2014
FREIRE, Paulo. PEDAGOGIA DA AUTONOMIA: Saberes necessário à pratica educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996. – (Coleção Leitura)
RESUMO:
O livro insere-se no campo de educação. É uma reflexão do autor sobre a formação docente, a pratica pedagógica educacional e autonomia dos educados.
Faz analise de saberes fundamentais à pratica educativa/critica. Utiliza pra discursão aspecto de analise colhidos em outros livros do mesmo autor. A linguagem para abordagem dos textos é simples e de fácil compreensão.
Salienta a importância dos formandos assumirem desde o principio da sua formação seu papel de produtor do saber, compreender que ensinar é criar possibilidades de mediar o conhecimento. Apresenta como partes da tarefa docente; rigorosamente metódica, ensinar os conteúdos, ensinar a pensar, a questionar, buscar incansável, desenvolver a curiosidade critica. Respeitando os conhecimentos do aluno, valorizando os conhecimentos construídos na pratica comunitária.
Enfatiza aos educadores que é relevante na pratica educacional a estética e a responsabilidade ética. O professor precisa ser exemplo, ou seja, não apenas mandar fazer, para servir do exemplo.
Compete ao professor ter bom senso, porque diz o que é imoral e adverte que há algo a ser compreendido.
Entende que o professor tem que ter clareza em sua prática, assumindo suas limitações e se esforçar para superá-las. Relaciona a alegria e a esperança om o ensino/aprendizagem.
Centraliza a pedagogia da autonomia em experiências estimuladoras da decisão e da responsabilidade. A diante,