Questões sobre o filme "Do luto à luta"
2. Apontem exemplos de depoimentos que registram comportamentos de rejeição à pessoa com síndrome de Down?
Durante o filme, os exemplos de exclusão mais citados pelas famílias que tem uma criança com síndrome de Down, consistem na descoberta da deficiência da mesma. Muitos dos pais demonstraram uma rejeição inicial, além de médicos que mencionaram nomes pejorativos à deficiência, como “mongoloide”. Uma frase bastante marcante que observamos, foi de uma mãe, que afirmou que levou “uma cacetada muito forte” ao descobrir que seu filho tinha síndrome de Down.
3. Apontem exemplos de depoimentos e/ou atitudes atuais que refletem comportamentos de aceitação à pessoa com síndrome de Down?
Muitos dos mesmos pais que demonstraram inicial rejeição à deficiência dos filhos, posteriormente os aceitaram, e passaram a valorizar essa deficiência. Todos os pais demonstram ter um imenso amor e carinho pelos filhos, e afirmam que as crianças muita coisa os ensinam.
4. O filme mostrou práticas integrativas? Apontem.
Sim. Um exemplo de prática integrativa do filme, é um momento cujo crianças com síndrome de Down dançam em um estúdio. Gostamos muito desse momento, pois identificamos grande demonstração de expressão artística vinda dessas crianças, todas elas pareciam estar se divertindo bastante.
5. O filme mostrou práticas inclusivas? Apontem.
Sim. Um exemplo de prática inclusiva do filme, é um momento cujo um adolescente com síndrome de Down surfa com o seu professor. O professor relata que o aluno teve um ótimo