Pedagogia Cientif e Tendencias
A PEDAGOGIA: CIENTIFICIDADE, TEORIAS E CONCEPÇÕES
Há uma inadequação cada vez maior, profunda e grave entre os nossos conhecimentos disjuntos, partidos, compartilhados entre disciplinas e, de outra parte, realidades ou problemas cada vez mais polidisciplinares, transversais, multidimensionais, transnacionais, globais, planetários.
Edgar Morin
Prezado aluno, neste módulo vamos discutir um pouco sobre as Ciências da Educação, também chamada de Pedagogia, as questões do reconhecimento do campo de estudos e cientificidade implicada ao mesmo. Chegamos ao objeto de estudo e discutimos um pouco as teorias e concepções, em constante discussão no campo da cientificidade, na tentativa de esclarecer e acompanhar o desenvolvimento do e sobre o conhecimento educativo em fundamentações sólidas e coerentes com a ação de educar. Vale ressaltar a questão da nomenclatura sobre essa área de conhecimento que vai se desenhando conforme a evolução do pensamento pedagógico e do reconhecimento deste conhecimento como sendo científico.
Vislumbra-se hoje uma ciência pedagógica que nos remete a considerar os contextos de formação de uma cosmovisão, a qual especialistas em diferentes áreas do conhecimento comungam que é a pós-modernidade. As discussões mais teóricas sobre as concepções e bases científicas de identificação se realmente pertencemos a uma condição pós-moderna (Bauman, 1998; Santos, 1998; Kuhn, 1998; Morin, 2001; Lyotard, 2000) ou se pertencemos a uma condição de modernidade (Chartier, 2001) em continuidade, não é objeto de estudo no momento, mas a concepção desenvolvida nas aulas e textos se pautam na concepção de pós-modernidade, em evidência as referências do conhecimento epistemológico, científico e teórico sobre a teoria pedagógica: educação, pedagogia e a docência.
A ciência da educação possui um significado particular perante seu caráter epistemológico ser considerado frágil. Considerar uma ciência da educação – pedagogia -, advinda das práticas