Peas Juventude
A - Histórico
O Peas Juventude – Programa Educacional de Atenção ao Jovem é decorrente do Projeto de Educação Afetivo-Sexual “um novo olhar” - PEAS, implantado em 1994 a partir de um concurso promovido pela Fundação Odebrecht (1992), entre as escolas da rede pública e privada, sendo vencedor o roteiro de vídeo Segredos de Adolescentes, produzido por um aluno de 17 anos de uma escola particular de Minas Gerais.
A proposta era desenvolver um projeto pedagógico que contemplasse uma das muitas temáticas do mundo adolescente. O tema do roteiro retratava a ansiedade e curiosidade a respeito da afetividade e sexualidade na adolescência. A partir daí, estabeleceu-se uma parceria entre a Fundação Odebrecht, Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais – SEEMG - e o Sistema Salesiano de Vídeo, para a produção e distribuição do vídeo para as escolas.
Nesse contexto então, com o formato de projeto piloto, nasce o Peas nas escolas estaduais de Belo Horizonte, sendo desenvolvido inicialmente em 62 escolas estaduais da capital, localizadas em área de vulnerabilidade social, uma vez que o resultado esperado era minimizar a vulnerabilidade dos jovens adolescentes frente à gravidez na adolescência, uso indevido de drogas e diminuição dos índices de contaminação das doenças sexualmente transmissíveis e em especial o HIV/AIDS.
O envolvimento e a participação dos estudantes no desenvolvimento do Programa foram fundamentais, desde o princípio, inclusive a escolha da logomarca do PEAS, criada por adolescentes das escolas que faziam parte do projeto piloto. Para a escolha da logomarca oficial, símbolo do PEAS, foi realizado um concurso e a vencedora permaneceu até o ano de 2007. O desenho de dois bonecos de mãos dadas abraçando o mapa-múndi significa a afetividade e entre eles e o mundo, afetividade que pode ser multiplicada por meio de uma rede de relações, representada pelas linhas do mapa.
Figura 1
Logomarca do Programa de Educação Afetivo-Sexual –