amplitude de movimento
Amplitude Articular X Muscular
Amplitude articular Movimentos de flexão/extensão, abdução/adução e rotação; Medido através de goniômetro e registrado em graus.
Amplitude muscular Excursão funcional – distância que um músculo é capaz de encurtar após ter sido alongado ao máximo; Diretamente influenciada pela(s) articulações cruzadas pelo músculo.
Músculo Bi ou Multiarticular A amplitude muscular vai além dos limites de cada articulação individual cruzada por ele .Ex.: M. Bíceps braquial
Insuficiência ativa – quando não é mais possível o músculo se encurtar;
Insuficiência passiva – quando se encontra todo alongado
Fatores que podem reduzir ADM : Doenças sistêmicas; Doenças articulares; Doenças neurológicas;
Doenças musculares; Lesões cirúrgicas ou traumáticas; Inatividade ou imobilidade.
Objetivo do trabalho de ADM Manter a mobilidade das articulações e dos tecidos moles de modo a minimizar a perda de flexibilidade dos tecidos e a formação de contraturas
Tipos de Exercício de ADM ADM Passiva (ADMP) Produzida inteiramente por uma força externa, como pouca ou nenhuma contração muscular voluntária;
ADM Ativa (ADMA) Produzida por uma contração ativa dos músculos que cruzam a articulação;
ADM Ativo-Assistida (ADMA-A) Uma força externa fornece assistência, manual ou mecânica, ao músculo que movimenta a articulação.
Indicações e Objetivos das Técnicas ADMP Tecido com inflamação aguda, pacientes em coma ou paralisados ou em repouso completo no leito.
Objetivos: Manter a mobilidade da articulação e do tecido conjuntivo; Minimizar os efeitos da formação de contraturas; Auxiliar a circulação e a dinâmica vascular; Favorecer o movimento sinovial para nutrição da cartilagem e difusão de materiais na articulação; Diminuir ou inibir a dor; Auxiliar o processo de regeneração após uma lesão ou cirurgia; Ajudar a manter a percepção de movimento do paciente.
Indicações e Objetivos das Técnicas ADMA e