Flexibilidade
FLEXIBILIDADE: É “a propriedade intrínseca dos tecidos corporais que determina a amplitude de movimento alcançada sem lesão em uma ou mais articulações (CHANDLER; 2009)
FLEXIBILIDADE: É a capacidade de executar movimentos com grandes amplitudes; é um pré-requisito para desempenhar habilidades com alta amplitude e aumentar a facilidade com o qual o atleta pode executar movimentos rápidos (BOMPA;2002)
Classificações
Geral: Quando se trata de flexibilidade em grande extensão dos principais sistemas articulares ex: ombros, quadris, coluna vertebral.
A extensão de execução desta “flexibilidade” é um parâmetro relativo, pois depende do nível de desempenho do esportista ex: esportista amador que pratica esporte nas horas vagas ou um esportista profissional de alto desempenho (weineck; 2003)
Especifica: Refere-se a determinadas articulações ex: atletas de corridas com barreiras devem ter boa flexibilidade nos quadris (weineck; 2003).
FLEXIBILIDADE ATIVA: Quando a ação sobre uma determinada articulação é exercida por forças internas do próprio individuo, ou seja, pelos próprios músculos responsáveis pela ação naquela articulação.
Ela pode ser dinâmica ou estática (ZILIO; 2005)
Exemplo de flexibilidade ativa estática
Na posição em pé, elevar uma perna estendida á frente. Mantendo a perna elevada na posição final do movimento durante alguns segundos.
Exemplo de flexibilidade ativa dinâmica:
Na posição em pé, elevar uma perna estendida á frente repetindo ininterruptamente a elevação e o abaixamento da perna.
Conceito de flexibilidade dinâmica:
Quando se referir a amplitude articular na realização de um movimento ou repetição de movimento sem que haja a manutenção estática na posição final.
Conceito flexibilidade Estática:
Quando se considerar a amplitude articular alcançada na manutenção da posição final de um movimento por alguns segundos.
Flexibilidade Passiva:
Quando a ação sobre uma determinada articulação é exercida