Licões de Ética
O "Blog Minas sem Censura" informa ao seu leitor a verdade sobre as ações políticas que ocorrem em Minas Gerais.
Em iniciativa pioneira, Escola Estadual cria Código de Ética do Aluno.
Alunos e professores de Teixeiras, na Zona da Mata, participaram da elaboração do documento.
SEE / Divulgação
Documento construído com a participação dos estudantes estabelece os direitos e deveres dos alunos
Em uma iniciativa pioneira, alunos e professores da Escola Estadual Doutor Mariano da Rocha, na cidade de Teixeiras, na Zona da Mata, criaram o Código de Ética do Aluno. O documento, construído com a participação dos estudantes, estabelece os direitos e deveres dos alunos.
Entre os deveres apontados estão: estabelecer um projeto de vida; ter sonhos; respeitar os profissionais e colegas; e preservar os móveis, o espaço físico e todos os equipamentos da escola. Em relação aos direitos, o documento estabelece: ter o direito de falar e ser ouvido; receber ensino de qualidade; e correção de todas as atividades, testes, provas e tarefas. “Começamos a questionar direitos e deveres dentro do espaço escolar e identificamos a necessidade de um código de conduta, mas que saísse dos próprios alunos, pois assim seria mais receptivo”, destaca a diretora da escola, Maria Amélia Faria Fialho Machado.
A unidade de ensino atende a cerca 900 alunos dos anos finais do ensino fundamental, ensino médio e educação de jovens e adultos. A Escola Estadual Doutor Mariano da Rocha pretende, assim, reforçar a premissa do convívio social para toda a comunidade escolar.
O projeto teve início com os alunos participantes do Programa Educacional de Atenção ao Jovem (Peas), da Secretaria de Estado de Educação (SEE). Dentro da oficina “Juventude e Formação Cidadã no Contexto Escolar”, os estudantes realizaram pesquisas sobre o conceito de direito e sua aplicação. Os alunos fizeram,