Colorimetria
Os pigmentos na verdade não têm cor própria, mas sim têm a habilidade de absorver certos raios e refletir outros. Os raios que refletem são responsáveis pela cor característica do pigmento. Todas as cores impressionam a visão, e são obtidas pela combinação das cores chamadas primárias.
Cores primárias: são cores básicas ou fundamentais, elas não podem ser obtidas por outras cores São elas: Amarelo, Azul e Vermelho.
Misturando-as podemos conseguir outras cores e também podemos ter um resultado de uma cor neutra.
Cores secundárias: são resultantes de mistura de duas cores primárias em proporções iguais.Exemplo:
Obtemos laranja, violeta e verde.
Cores complementares (terciárias): são compostas pela mistura das cores secundárias.
Pode-se dizer que uma cor, resultante da mistura de outras cores, vai ser Quente ou Fria, dependendo da quantidade de azul, amarelo ou vermelho que contém.
Exemplos:
Vermelho + verde = cinza/marrom
Amarelo + violeta = cinza/marrom
Azul + laranja = cinza/marrom
Cores neutras: são assim chamadas porque neutralizam a intensidade das outras cores, através da luminosidade e da sombra. São elas: preto, branco, cinza, marrom.
Cores quentes: são as cores vivas, excitantes e alegres que produzem o efeito de expansão, de saliência. Exemplos: vermelho, amarelo e laranja.
Cores frias: são cores que produzem sensação de calma, tranquilidade e nostalgia, e seu efeito é de profundidade. Exemplos: verde, azul e violeta.
Exemplo:
Vermelho Quente + Branco = Rosa Quente
Vermelho Frio + Branco = Rosa Frio
Há 9 formatos de rosto: oval, redondo, retangular, quadrado, hexagonal com base reta, hexagonal com lateral reta, triangular, triangular invertido e losangular.
A análise da cor pode ser prejudicada por diversos fatores. Lembre-se de que a luz reflete a cor de um objeto que incide nele. Portanto, as cores de paredes e pisos coloridos serão