Colorimetria
Influência da colorimetria nas atitudes humanas
Instalações em baixa tensão
Professor: Bitencourt
Gustavo Yuri 20141110617
Rio de Janeiro
2014
1. Introdução
Colorimetria é a ciência e a prática de determinar e especificar as cores quanto as suas características, tais como, matiz, intensidade e saturação.
2. Características da colorimetria
Através da colorimetria podemos obter mudanças psicológicas do fenômeno de percepção de cores pelos seres humanos.
Misturando-se as cores primárias, secundárias e com as 3 características principais (matiz, intensidade e saturação) conseguimos obter um espectro de cores bastante abrangente.
A caracterização para aferir-se as cores são:
Matiz- Fisicamente é o intervalo de longitude de onda (frequência) no qual determina-se a cor;
Intensidade- Característica que faz com que a cor pareça mais clara ou mais escura do que outra;
Saturação- É a proporção de quantidade de cor em relação à cor cinza. Quanto menos cinza na composição da cor, mais saturada ela é.
3. Aplicações
Estudos comprovam que as cores provocam uma gama de sentimentos devido aos efeitos psicológicos causados pela mesma. Esses efeitos podem ser mais intensos, calmantes, excitantes, agradáveis e entre outras. A seguir pode-se ver 3 exemplos de ambientes em que a colorimetria pode causar influência psicológica nos seres humanos.
3.1 Restaurantes
A iluminação em ambientes de alimentação pode influenciar o tempo em que o estabelecimento quer que o cliente fique no loca, como por exemplo em restaurantes self-services a iluminância deve ser bastante alta pois estimulam a refeição de curta duração. Para estabelecimentos à la carte que requerem uma permanência mais longa dos clientes os tratamentos do espaço e da iluminação devem propiciar relaxamento e conforto. No geral estabelecimentos de alimentação procuram utilizar uma iluminação adequada para mostrar com clareza