Colorimetria
A colorimetria é um método analítico baseado na medida da intensidade da cor, com a finalidade de determinar a concentração de analitos em amostras. A cor é um fenômeno físico provocado por um feixe de luz, essa luz pode ser entendida como uma forma de energia, de natureza ondulatória, caracterizada pelos diversos comprimentos de onda (, expressos em m ou nm) e que apresenta a propriedade de interagir com a matéria, sendo que parte de sua energia é absorvida por elétrons da eletrosfera dos átomos constituintes das moléculas. Uma solução quando iluminada por luz branca, apresenta uma cor que é resultante da absorção relativa dos vários comprimentos de onda que a compõem. A colorimetria é um método quantitativo, com uma margem de erro analítico relativo entre 2 a 5%, é muito empregado em diversas áreas. O instrumento usado é o espectrofotômetro.
A Lei de Beer –Lambert ou mais conhecida como lei de Beer é uma relação empírica que relaciona a absorção da luz com as propriedades do material atravessado por esta. Onde a absorbância é proporcional à concentração da espécie química absorvente, sendo constante o comprimento de onda, a espessura atravessada pelo feixe luminoso e demais fatores. Verifica-se uma relação linear entre absorbância ou densidade ótica e concentração, e de uma relação logarítmica entre transmitância e concentração. A curva de calibração é um gráfico de absorbância em um comprimento de onda fixo em função da concentração.
Pela lei de Beer: onde A é a absorbância, é a absortividade molar [L.mol-1.cm-1], b é o caminho[cm] óptico e c é a concentração em [mol.L-1].
A Transmitância ou Transmissão (T%), corresponde a:
Fundamentos da Colorimetria
A amostra é comparada com um padrão e analisada sob condições idênticas de química e luz. A substância deve ser colorida (absorver luz) ou convertida em um composto colorido.
Espectrofotômetro
Um espectrofotômetro é um instrumento que contém componentes que fazem o seguinte: