pdca
É um ciclo de análise e melhoria, criado por Walter Shewhart, em meados da década de 20 e disseminado para o mundo por Deming. Esta ferramenta é de fundamental importância para a análise e melhoria dos processos organizacionais e para a eficácia do trabalho em equipe.
O Ciclo PDCA (em inglês Plan, Do, Check e Action) é uma ferramenta gerencial de tomada de decisões para garantir o alcance das metas necessárias à sobrevivência de uma organização, sendo composto das seguintes etapas:
Planejar (PLAN) Definir as metas a serem alcançadas;
Definir o método para alcançar as metas propostas.
Este ciclo é muito usado nas empresas podendo ser usado em todas suas repartições, um exemplo, neste trabalho nós usamos o PDCA em vários setores, um deles é na qualidade, como fica muito mais fácil de apontar, pois com PDCA, facilita muito o trabalho, para que possamos agir em determinados pontos.
Nestes resultados foram usados: MANUAL DA QUALIDADE, PROCEDIMENTOS DE SISTEMA, PROCEDIMENTOS DE SISTEMA, FICHA DE VERIFICAÇÃO DE MATERIAIS, FICHA DE VERIFICAÇÃO DE SERVIÇOS, PLANILHA DE QUALIFICAÇÃO DE FORNECEDORES, REGISTROS DE ASSISTÊNCIA TÉCNICA, FORMULÁRIOS, RELATÓRIOS.
PROBLEMA
O problema é um "gap" entre o resultado atual e o resultado esperado. Dessa forma, podemos resolver problemas é atingir metas.
Os principais passos para a "Identificação do Problema" são:
I. Definir um objetivo claro e mensurável.
II. Saber qual é seu resultado atual, de tendência de atingimento e sazonalidade.
III. Definir o "gap" entre o resultado atual e resultado esperado (meta). Este é o seu problema.
OBSERVAÇÃO
Passo "observação" fornece um melhor entendimento do problema, suas principais características e seus pontos crucial baseados em dados. Você pode dividir a informação em ângulos diferentes (estratificados). Por exemplo – por hora, local, tempo. No passo "observação", você pode usar muitos tipos de ferramentas analíticas, como: Gráfico de Pareto, Histogramas, Gráficos de