PDCA
Thiago Gonzaga
Professor:
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Engenharia Mecânica – Engenharia da Qualidade
EMC-17
04/10/2013
RESUMO
O ciclo PDCA é uma metodologia que tem como objetivo solucionar qualquer tipo de problema, servindo como orientação para preparação e a execução de atividades planejadas para a solução de um problema. Foi introduzido no Japão por Willian Edward Deming, porém foi desenvolvido por Walter Shewhart. O PDCA tem como finalidade mais claro e mais ágeis os processos envolvidos na execução da gestão, primeiramente pelo planejamento, em seguida executa-se as ações planejadas e posteriormente, se analisa e compara os resultados obtidos com a meta pré determinada e, por fim, a execução para eliminar ou minimizar os defeitos no produto ou processo.
Palavras chaves: PDCA- Processo-Qualidade-Eficiência
1-INTRODUÇÃO
A sociedade sempre deu muita importancia para qualidade e esta sempre foi o diferencial de muitas empresas. Atualmente a busca pela qualidade tornou-se um fator determinante para as empresas sobreviverem e conseguirem crescer em um ambiente tão competitivo.
A sobrevivência de uma empresa depende da capacidade que ela tem de atender às necessidades dos clientes. Para isso, a empresa deve ser capaz de agir com extrema agilidade. Para que as empresas sejam capazes disto, é necessário que tenha um sistema de gestão que as ajude a enfrentar os desafios que irão encontrar. Um exemplo de um sistema eficaz é o PDCA.
O estudo sobre esse tema é de grande importância para profissionais de Engenharia, devido à necessidade de conhecer as ferramentas da qualidade que são fundamentais para uma organização, se manter competitiva.
1-CONCEITOS DO CICLO PDCA
As empresas têm buscado a melhoria contínua com a utilização das ferramentas da qualidade, abrangendo os ciclos PDCA (planejamento, execução, verificação e ação).
O ciclo PDCA foi idealizado na década de 20 por Walter A. Shewarth, e em 1950, passou a